BREVE HISTORIAL DO CORAL “PEDRAS VIVAS”

             Fundado em 1985,o Coral “Pedras Vivas”tem como objectivos a divulgação da cultura musical portuguesa, dando prioridade às diversas formas de música Coral (sacra e profana)em especial as da Sé Catedral da Guarda, para além da sua participação em cerimónias solenes litúrgicas.

            Desde 1986 que é responsável pelo Grupo o actual maestro Vitor Manuel Peres Casanova ,contando o Grupo neste momento com um elevado  número de actuações em Portugal e no estrangeiro

            Entre muitos concertos inesquecíveis merecem destaque os seguintes:

            -Em 1990 concerto inaugural das Comemorações  do Dia Mundial da Música na GUARDA.

            -Em 1991, concerto em Segovia com “Voces de Castilla”.

           -Neste mesmo ano, Missa Polifónica transmitida para todo o País e Ilhas pela RDP, Antena 2

            -Em 1992 concerto na Guarda e em Salamanca com o Coral” F. SALINAS” da mesma cidade.

            -Em 1993 participa na cerimónia solene de Inauguração dos novos Paços do Concelho da Guarda na presença do então Presidente da República,Dr.Mário Soares.

            -Ainda no mesmo ano canta uma missa Polifónica em Lisboa na RTP CANAL 1 transmitida em  directo para todo o país.

            Em Novembro  de 1990 realiza a sua primeira gravação, um disco LP, onde se encontram obras de alguns autores portugueses, algumas pertencentes às Escolas da Sé Catedral da Guarda,(J.J. Baldi).

-Em Junho de 1995 inicia os trabalhos de gravação de um C D dedicado exclusivamente a dois grandes compositores e “mestres de capela”da Sé da Guarda do séc. XVIII.(J. J. BALDI e A. J. MAURÍCIO).

            -Em Maio de 1996 desloca-se a Léon (La Bañeza) a convite do “Coral del Milenario” desta cidade. e em Novembro do mesmo ano a Burgos para participar num GRANDE ENCONTRO INTERNACIONAL de COROS da FECOCAL (Federacion Coral de Castilla e Léon)com a presença de 35 Coros e Orquestra.

            -Em Fevereiro de 1997,deslocação a ZAMORA ,a convite da FECOCAL    para participar no III FESTIVAL CORAL INTERNACIONAL  Maestro Antón..

             -Em Maio de 1998 concertos com a orquestra da  ESPROARTE(ESCOLA PROFISSIONAL DE MIRANDELA).

            -Em Junho de 1999,deslocação a Valladolid a convite do Coral S. Fernando e em Outubrodo mesmo ano concertos na Igreja da Misericórdia  e na Sé Catedral  da Guarda integrados  nas comemorações dos 800 anos da Diocese,com peças dos compositores  João J. Baldi,J. Maurício e Bom Sucesso ,

-Em 2006 participa num concerto em Ciudad Rodrigo(Espanha),integrado na Exposição”Las Edades del Hombre”.

 

 

Página Inicial

  Contactos:
 

Coral Pedras Vivas
Rua Alves Roçadas
6300 Guarda

Tel./fax: 271213655; 2711211925; 271223170